O Pix é uma revolução na forma de realizar pagamentos e transações financeiras. Criado pelo Banco Central em 2020, o sistema funciona 24 horas por dia e facilita muito o cotidiano de empreendedores em todo o país.
Utilizada para transferências de todos os tipos, a chave Pix otimiza os processos de quitação, e é cada vez mais usada no e-commerce, registrando crescimento em número de pedidos.
Afinal, a modalidade de pagamento traz praticidade e comodidade para os clientes, e taxas de operação menores para o comércio online, otimizando a experiência do usuário e garantindo mais opções de pagamentos.
Para as empresas que aceitam o pagamento Pix, as mais comuns são por meio de chaves ou QR Code.
Quanto ao QR Code, são duas as opções: estático ou dinâmico.
E você sabe quais são as diferenças entre elas? Siga a leitura e descubra!
O QR Code é um código de barras bidimensional que, no caso do Pix, possibilita armazenar as informações da conta do recebedor do pagamento ou transferência.
A opção nos meios de pagamento não é uma exclusividade do Pix, carteiras digitais já utilizavam o QR Code para validar transações financeiras.
Existem dois tipos de QR Code, o estático e o dinâmico, sendo que a principal diferença entre eles está no número de transações que podem ser realizadas usando o mesmo código.
Entenda mais como funcionam esses códigos e como eles podem te auxiliar a oferecer uma experiência de compra mais simples e eficiente para os seus clientes.
O QR Code estático pode ser usado para várias transações. O código normalmente fica disponível no PDV, e o próprio cliente insere o valor para realizar o pagamento. É possível também definir um valor fixo a ser pago, sem que o pagador precise inserir manualmente.
O QR Code dinâmico é gerado para ser utilizado em uma única transação. O valor, além de outras informações, como juros, multa, descontos e até data de vencimento, já são inseridos pelo estabelecimento. É ideal para sistemas de automação comercial e conciliação.
A aceitação do Pix no mercado tem sido importante, e tem substituído o TED e a DOC, e há empresas que já estão incluindo essa tecnologia em boletos. E nesse ritmo, o uso do QR Code só tem a crescer mais!
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